‹Voltar à pesquisa

Bacalhau à Gomes de Sá

Receita Riberalves

Modo de preparação

Ligue o forno a 200 ºC. Descasque e lave as batatas e leve-as a cozer em água com sal. Junte os ovos e quando a água começar a ferver deixe-os cozer durante 12 minutos. Depois retire e deixe arrefecer. Escorra as batatas, deixe amornar, retire-lhes as peles e depois de frias corte-as em rodelas.

 

Leve ao lume um tacho com água, junte as postas de bacalhau e deixe cozer. Depois escorra, deixe amornar um pouco e retire as peles e as espinhas. Lasque o bacalhau e reserve.

 

Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em rodelas e pique os alhos. Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte as cebolas e os dentes de alho, tempere com sal e pimenta e deixe refogar até que a cebola fique douradinha. Retire do lume, regue com umas gotas de vinagre e reserve.

 

Num tabuleiro de louça ou pirex disponha alternadamente camadas de batata e de bacalhau. Por fim disponha o refogado da cebola e os ovos cortados em rodelas e leve ao forno até ficar douradinho. Retire, disponha por cima tiras de pimentos morrones e azeitonas, polvilhe com salsa e sirva a gosto.

5/6
Ingredientes:
800 g de postas de bacalhau tradicional demolhado ultracongelado Riberalves
1,2 kg de batatas
4 cebolas
3 dentes de alho
4 ovos
1 dl de azeite
Vinagre q.b.
Pimentos morrones q.b.
Azeitonas q.b.
Salsa q.b.
Sal e pimenta q.b.
facebooktwitter