‹Voltar à pesquisa

Bacalhau à Zé do Pipo

Bacalhau à Zé do Pipo

Modo de preparação

1. Coloque 8 dentes de alho descascados numa folha de papel de prata com um fio de azeite; asse no forno a 160ºC por 30 minutos; reserve.

 

2. Retire as espinhas aos lombos de bacalhau; coloque num tacho com 4 dentes de alho laminado, 2 folhas de louro e cubra com o leite; cozinhe em lume médio por 7 minutos. Retire do tacho e lasque; reserve o leite.

 

3. Coza a batata com pele em água e sal; pele e passe no passe vite; reserve.

 

4. Coloque a batata passada num tacho, adicione 350ml do leite da cozedura do bacalhau e envolva até obter um puré cremoso.

 

5. Corte a cebola em juliana; numa frigideira coloque um fio de azeite, 4 folhas de louro e salteie a cebola em lume brando até caramelizada; reserve.

 

6. Numa taça coloque 3 gemas de ovo; com umas varas incorpore o óleo aos poucos até obter uma maionese. Tempere com sal, pimenta, raspa de limão e o alho assado em puré.

 

7. Numa travessa de forno coloque o puré de batata; adicione a cebolada; adicione o bacalhau lascado; cubra com maionese e leve ao forno a 180ºC por 20 minutos ou até dourado. Termine com azeitona preta e salsa picada.

3/4
Ingredientes:
4 lombos de bacalhau Riberalves
1kg de batata
50g de azeitona preta
30g de salsa
3 cebolas
12 dentes de alho
2 folhas de louro
3 gemas de ovo
raspa de 14 de limão
1lt de leite
600ml de óleo
azeite q.b.
sal e pimenta preta q.b.
vinagre q.b.
facebooktwitter