Bacalhau Pronto a Cozinhar – o Futuro

O Bacalhau Demolhado Ultracongelado – Pronto a Cozinhar é o futuro do consumo de bacalhau. A sua qualidade e o seu carácter prático impõem-no como uma escolha cada vez mais frequente, de consumidores jovens e experientes, de chefs reputados e da generalidade dos profissionais da restauração. A razão é simples: o Bacalhau Pronto a Cozinhar garante o melhor Bacalhau de Cura Tradicional Portuguesa, mas sem os constrangimentos da demolha e da congelação caseira.

Processo

O Bacalhau Pronto a Cozinhar é foi lançado pela Riberalves no ano 2000. A empresa desenvolveu tecnologia própria para garantir máxima qualidade em cada fase produtiva. Ao mesmo tempo, a Riberalves controla a matéria-prima desde a origem, garantindo que apenas o melhor bacalhau entra neste processo.

origem-captura

Origem

O Bacalhau Pronto a Cozinhar Riberalves é produzido exclusivamente da mais nobre espécie de bacalhau, Gadus Morhua, originária do Atlântico Nordeste.

Captura

A Riberalves privilegia os melhores procedimentos de pesca, como a pesca à linha, em que o bacalhau é tratado de forma cuidada, sem os impactos que possam condicionar a qualidade da proteína. Por outro lado, o bacalhau é imediatamente sangrado após a pesca, de modo a garantir a melhor qualidade da sua carne.

Salga

Após a captura, e seguindo o método tradicional desenvolvido pelos portugueses ao longo dos séculos, o bacalhau é imediatamente colocado no sal, iniciando o processo de conservação e de Cura Tradicional Portuguesa. Este bacalhau nunca é congelado em alto mar e nunca enfrentará uma dupla congelação. Além disso, também não lhe são adicionados fosfatos.

Cura Tradicional Portuguesa

Tal como o presunto, o tempo de cura no sal é o que mais influencia a qualidade do bacalhau. O Bacalhau Pronto a Cozinhar da marca Riberalves pode estar entre cinco meses e um ano de sal, no referido processo de Cura Tradicional Portuguesa.

salga-cura
secagem_corte

Secagem

Depois da Cura Tradicional Portuguesa, o bacalhau é submetido ao processo de secagem. Este processo, desenvolvido em câmaras com atmosfera controlada, visa desidratar a proteína da humidade excessiva e é variável consoante a espessura e tamanho do peixe.

Corte

Após a secagem, o bacalhau é cortado nas mais variadas referências de postas, consoante as diferentes necessidades dos consumidores – o carácter prático deste produto começa aqui: cada consumidor poderá vir a escolher um tipo de posta específico, de acordo com as sua preferência.

Demolha

Já depois de cortado, o bacalhau é demolhado em água a temperatura controlada e por tempo específico, consoante o tamanho e espessura da posta. Deste modo, o ponto de sal é perfeito e uniforme, evitando-se os erros e os constrangimentos da demolha caseira.

Ultracongelação

Processo desenvolvido e aperfeiçoado pela Riberalves. Trata-se de uma ultracongelação a 40º graus negativos, concluída em 4 horas, num processo rápido que visa preservar as propriedades organolépticas do bacalhau. Ao contrário da congelação caseira, processo que pode demorar mais de um dia e que degrada a qualidade do bacalhau, na ultracongelação industrial a proteína fica intacta.

demolha_ultra

Carácter Prático

Após o embalamento, o Bacalhau Pronto a Cozinhar Riberalves está pronto a seguir para o mercado e a ser consumido. Face às novas rotinas da sociedade actual, em que os processos de demolha caseira são cada vez mais difíceis de realizar em qualidade, e as rotinas de preparação e de cozinha são cada vez mais urgentes, o Bacalhau Pronto a Cozinhar impõe-se como a solução ideal. Acresce ainda o argumento final: a qualidade superior do melhor bacalhau de Cura Tradicional Portuguesa.

embalagem
bacalhau_saude