‹Voltar à pesquisa

Fricassé de bacalhau

Receita Riberalves

Modo de preparação

Descongele os lombos de bacalhau, corte-os ao meio e retire-lhes as espinhas centrais. Deite as espinhas num tacho, acrescente 3 dl de água, junte as hastes de aipo lavadas e cortadas em pedaços e a folha de louro, tempere com sal e pimenta, leve ao lume e deixe ferver durante 15 minutos. Retire depois do lume, passe pelo passador de rede e reserve.

 

Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho e pique-os finamente. Passe os lombos de bacalhau por farinha. Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, adicione a cebola e os alhos e deixe refogar até que a cebola fique douradinha. Junte depois os lombos de bacalhau e deixe cozinhar até ficarem douradinhos de ambos os lados. Regue então com o caldo das espinhas que preparou e deixe ferver durante 1 minuto. Retire depois o bacalhau e coloque-o numa travessa ou prato largo.

 

Numa tigela, misture as gemas com sumo de limão a gosto, adicione o molho do tacho, em fio e mexendo sempre, verta novamente para o tacho e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo continuamente, até engrossar. Retire do lume, verta sobre o bacalhau, polvilhe com um pouco de amêndoa palitada torrada e decore a gosto. Acompanhe com brócolos ou outros legumes cozidos.

5/6
Ingredientes:
1 kg de lombos de bacalhau demolhado ultracongelado Gourmet Riberalves
2 cebolas
3 dentes de alho
5 gemas
0,5 dl de azeite
2 hastes de aipo
1 folha de louro
Amêndoa palitada torrada q.b.
Sumo de limão q.b.
Sal e pimenta q.b.
Farinha para passar
facebooktwitter