Bacalhau Riberalves atrai portugueses e espanhóis ao Concelho de Idanha-a-Nova

Semana do Bacalhau

O Bacalhau Riberalves vai estar à mesa de todos os visitantes na Semana do Bacalhau, que decorrerá entre 31 de maio e 9 de junho em Idanha-a-Nova. Quem se deslocar, por esses dias, a este concelho da Beira Baixa, terá à sua espera, nos 37 restaurantes aderentes, as mais variadas formas de preparar bacalhau, iguaria que é uma atração gastronómica singular na zona.

 

Pode surpreender quem não conheça a realidade da região, mas um dos motivos que levam mais gente a procurar, por exemplo, Monfortinho, é o bacalhau! Ou melhor, o “bacalao”, que é como se designa o “Fiel Amigo” por terras de Espanha. De facto, é habitual verem-se os restaurantes da localidade repletos de espanhóis, que se deslocam de propósito ao lado português da fronteira para se deliciarem com a especialidade. Na verdade, as Termas de Monfortinho são uma verdadeira Capital do Bacalhau, 365 dias por ano!

 

Esta tradição singular está na base da Semana do Bacalhau que, durante 10 dias, irá promover a melhor gastronomia na região. A iniciativa, conjunta, partiu da delegação de Castelo Branco da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, da Junta de Freguesia de Monfortinho, do Grupo de Empresários, Diretores e Profissionais de Turismo de Termas de Monfortinho e Rosmaninhal, e conta com o apoio transversal dos empresários de restauração do concelho.  Desde o início que o Turismo do Centro de Portugal e a Federação Portuguesa de Turismo Rural acompanham de perto, também, esta inédita operação.

 

A Riberalves será o parceiro privilegiado do evento, fornecendo a matéria-prima, com a qualidade que é a matriz da empresa. Desta forma, estará a promover a gastronomia portuguesa, com o seu produto mais identificativo. A Semana do Bacalhau coincide com a abertura da época termal, pelo que a organização espera, igualmente, a presença de muitos portugueses.

 

 

facebooktwitter