Miguel Laffan é o novo chef embaixador da Riberalves

Miguel Laffan

Estrela Michelin, com o restaurante L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo, Miguel Laffan é o novo chef Embaixador da marca Riberalves e aceitou o desafio de desenvolver criativamente pratos em torno do melhor Bacalhau de Cura Tradicional Portuguesa.

Em 2016, na ementa do reconhecido L’AND Vineyards, o chef Miguel Laffan apresentava uma reinterpretação da receita de “Bacalhau à Gomes Sá”. O trabalho desenvolvido em torno deste clássico da cozinha portuguesa contribuiu, também, para a obtenção da recente Estrela Michelin atribuída ao restaurante de Montemor-o-Novo. Para Miguel Laffan, a cozinha é essencialmente identidade, razão pela qual esta matéria-prima tem sido presença constante nas suas cartas. Assim, não é por acaso que Miguel Laffan acaba de aceitar o convite da Riberalves para se tornar o chef embaixador da marca referência de bacalhau em Portugal, aceitando um desafio: contribuir para o desenvolvimento de novas propostas para utilizar o melhor bacalhau de cura tradicional portuguesa na cozinha.

 

Sou um apaixonado pelo ‘fiel amigo’ e é por isso que aceito com grande entusiasmo o desafio da Riberalves”, sublinha o novo chef embaixador do Bacalhau Riberalves. “Os portugueses são o povo que melhor sabe cozinhar bacalhau, pelo que nem faz sentido desenvolver uma carta para o restaurante que não tenha uma referência de bacalhau. Mas mais do que tradição, o bacalhau é igualmente futuro, pela versatilidade gastronómica e até pela qualidade, ao ser uma proteína extremamente saudável e um dos peixes verdadeiramente selvagens, de origem sustentável, dos mais saborosos que podemos ter no prato. O Bacalhau de Cura Tradicional, como só os portugueses sabem produzir graças à sua experiência de séculos, é algo que vai continuar a marcar a nossa gastronomia. A Riberalves tem desenvolvido um notável trabalho na preservação dessa história e sinto-me honrado pela ligação que inicio agora com esta marca”, conclui Miguel Laffan.

A parceria entre a Riberalves e o chef Miguel Laffan vai traduzir-se numa série de iniciativas gastronómicas, de âmbito nacional e internacional, não apenas de promoção da marca, mas igualmente do produto. “A Riberalves é uma empresa de origem familiar, que tem a sua força sustentada em pessoas que diariamente colocam grande paixão e entusiasmo num só objetivo: levar o melhor Bacalhau de Cura Tradicional aos lares e comunidades de portugueses. Procuramos inovar, apresentar novas propostas de consumo dentro deste produto único, e encontrámos no chef Miguel Laffan o mesmo entusiasmo e paixão pelo ´fiel amigo´. Estamos muito empolgados com o facto de o chef Miguel Laffan se juntar agora à família Riberalves, bem como com as iniciativas que se seguem”, afirma Bernardo Alves, administrador da Riberalves.

 

Sobre a Riberalves

A Riberalves é uma empresa 100% nacional, referência Mundial na transformação de bacalhau, produzindo 30 mil toneladas/ano. Fundada em 1985, a Riberalves focou a sua atividade exclusivamente no sector do bacalhau a partir de 1990, com a inauguração de uma primeira fábrica, em Torres Vedras. A partir de 2003, graças ao investimento numa nova unidade industrial, na Moita, hoje a maior fábrica mundial de transformação de bacalhau, a Riberalves estendeu a capacidade produtiva em 60% e tornou-se referência no desenvolvimento de um novo produto de Cura Tradicional Portuguesa, capaz de responder às novas tendências de consumo: o Bacalhau Pronto a Cozinhar. Com uma faturação a rondar os 150 milhões de euros e exportações que valem 40% das vendas, a Riberalves é referência no sector, num grupo que integra, ainda, as empresas AdegaMãe e Riberalves Imobiliária.

 

Sobre Miguel Laffan

Uma História de viagens pelos mares, de Descobrimentos e de encontros de culturas. Para Miguel Laffan é aí que reside a génese da identidade tão caraterística e valiosa da gastronomia portuguesa. Na sua missão enquanto Chef, Miguel Laffan procura, portanto, uma reinterpretação contemporânea das raízes gastronómicas nacionais, valorizando o equilíbrio de sabores, as influências de outras paragens, os ingredientes secretos e até exóticos. Natural de Cascais, Miguel Laffan, de 38 anos, encontrou, em 2011, no restaurante L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo, o projeto perfeito para desenvolver a sua arte. Com uma linguagem gastronómica única, conquistou a primeira Estrela Michelin em 2015, repetida agora em 2017 – distinções únicas no Alentejo! Com passagem pelas mais prestigiadas escolas da especialidade, que também formaram alguns dos mais reputados Chefs internacionais, Miguel Laffan chefiou equipas em hotéis de referência, deixando a sua marca em casas como o Hotel Casa Velha do Palheiro, o Hotel Quinta da Casa Branca, ou, já em consultoria e com a assinatura L’And, em 2015, o projeto do Design Center Nini Andrade Silva.

 

facebooktwitter