Riberalves discorda da decisão da Comunidade Europeia e mantém aposta no bacalhau sem fosfatos

bacalhau_fosfatos

• Líder mundial do sector contra a posição da Comunidade Europeia

• Fosfatos colocam em causa qualidade e processo de cura tradicional

• Empresa de Torres Vedras continuará aposta no bacalhau sem fosfatos

 

A Riberalves, empresa líder mundial no sector do bacalhau, discorda da decisão da Comunidade Europeia, que aprova a utilização de fosfatos no bacalhau, a partir de 1 de Janeiro de 2014.

 

Em Bruxelas, votou-se a favor de uma proposta que permite a adição de químicos no processo de cura do bacalhau. Este procedimento, embora não constitua uma ameaça à saúde pública, é uma ameaça à salga tradicional, feita com os padrões de qualidade e de exigência a que os portugueses se habituaram ao longo da História e que constitui, ainda, uma marca cultural no nosso País. Portugal é o maior consumidor de bacalhau no Mundo, com uma média de 7 Kgs per capita, total de 70 mil toneladas/ano.

 

A Riberalves, no entanto, vai continuar a defender esse processo, nomeadamente na produção de bacalhau demolhado ultracongelado, produto com uma procura crescente e onde, de acordo com a Kantar World Panel, ocupa posição de liderança no mercado. “Não deixaremos de continuar a apostar no bacalhau sem fosfatos, com o objectivo de defender a  qualidade e o sabor tradicional do bacalhau, a que os portugueses se habituaram ao longo de séculos”, explica Ricardo Alves, administrador da empresa. “Sempre o fizemos, mesmo quando inovámos e nos tornámos referências mundiais na venda do bacalhau demolhado ultracongelado, pronto a consumir. Vamos tentar manter esse caminho”, conclui o também director de produção da Riberalves.

 

O mercado irá evoluir dentro da nova legislação, mas a Riberalves não deixará de produzir bacalhau segundo os padrões tradicionais, garantindo aos seus consumidores uma escolha e uma possibilidade de diferenciação. “É a nossa obrigação para com os Portugueses e os clientes internacionais que sempre mostraram confiança na marca”, conclui Ricardo Alves.

 

Sobre a Riberalves

A Riberalves, empresa fundada em 1985, é referência mundial na transformação de bacalhau, produzindo 29 mil toneladas/ano. Segundo a Kantar World Panel, ocupa posição de liderança no segmento de mercado demolhado ultracongelado.

facebooktwitter