
Modo de preparação
Faça o recheio: descongele o bacalhau desfiado. Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola e os alhos picados e deixe refogar até que fique douradinho. Adicione o bacalhau, tempere com pimenta e deixe cozinhar bem, mexendo de vez em quando.
Retire do lume, triture ligeiramente e leve novamente ao lume. Dissolva a farinha maisena no leite, junte ao tacho, adicione um pouco de salsa picada, tempere com noz-moscada, envolva bem, retire do lume e deixe arrefecer.
A massa: deite a farinha numa tigela, junte a pitada de sal, o azeite e a água e amasse bem até que fique uma massa homogénea e suave. Depois estenda a massa polvilhando-a sempre com farinha por baixo.
Coloque o recheio num saco de pasteleiro e disponha-o em pequenas porções por cima de metade da massa. Pincele à volta com água, dobre a massa para cobrir e pressione à volta do recheio.
Corte raviolis com um corta massas e leve-os depois a cozer em água temperada com sal. Escorra-os e sirva-os com molho de tomate e decorados a gosto.
Sugere quem sabe:
Faça um molho de tomate caseiro: pique 1 cebola e 2 alhos, deite num tacho, junte 2 colheres de sopa de azeite, 1 ramo de manjericão e 1 lata grande de tomate pelado e tempere com sal e pimenta. Leve ao lume e deixe cozinhar até que fique macio, acrescentando um pouco de água se necessário. Retire do lume e reduza a puré com a varinha.

50 g de azeite
1,5 dl de água bem medido
1 pitada de sal
Farinha para polvilhar
PARA O RECHEIO:
500 g de bacalhau desfiado demolhado ultracongelado Riberalves
1 cebola
2 dentes de alho
4 dl de leite
0,5 dl de azeite
40 g de farinha maisena
Salsa q.b.
Noz-moscada q.b.
Sal e pimenta q.b.