‹Voltar à pesquisa

Bacalhau com puré de abóbora assada e molho de coentros e nozes

Bacalhau Riberalves - Bacalhau com puré de abóbora assada e molho de coentros e nozes

Modo de preparação

Bacalhau com puré de abóbora assada e molho de coentros e nozes

Descongele os lombos de bacalhau, apare-os (ficando com duas metades em cada lombo), seque-os bem com papel absorvente, coloque-os num tacho com o louro e os grãos de pimenta preta cobertos com azeite e leve a lume muito brando por cerca de 25 minutos (o azeite não deve ferver).

Para o puré: corte a abóbora ao meio no sentido longitudinal, retire as sementes, coloque no tabuleiro do forno juntamente com os dentes de alho com casca.

Tempere com azeite, sal e pimenta preta moída na hora, cubra com papel de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180° por 45 min. a 1 hora (até a abóbora estar macia).

A seguir, retire a polpa da abóbora com uma colher e descasque os dentes de alho, coloque num processador de cozinha juntamente com o azeite da cozedura e triture até à consistência de puré.

Para o molho: num processador de cozinha triture um molhinho de coentros com 2 colheres de sopa de nozes, tempere com uma pitada de sal e pimenta preta moída na hora acrescente 75 ml de azeite e volte a triturar.

Sirva o bacalhau sobre o puré de abóbora, tudo temperado com o molho de coentros e nozes, salpicado com coentros e nozes picados.

1/2
Ingredientes:
1 emb. de lombos de bacalhau
1 folha de louro
1 c. de chá de grãos de pimenta preta
1 abóbora manteiga pequena
4 dentes de alho
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta preta q.b.
coentros frescos q.b.
miolo de noz q.b.
facebooktwitter