Saúde

O bacalhau é um peixe de origem verdadeiramente selvagem e uma das proteínas mais saudáveis que podemos incluir na nossa dieta. Considerado um peixe magro, o bacalhau destaca-se pelas proteínas de alto valor biológico, pelos minerais (iodo, fósforo, sódio, potássio e ferro) e ainda vitaminas do complexo B.

 

A sua gordura concentra-se no fígado, de onde se extrai o óleo de fígado de bacalhau, fonte de vitamina A e D. O bacalhau é produzido sem adição de qualquer produto químico e, além de um alimento de fácil digestão, contribui para a protecção do sistema cardiovascular e prevenção de várias doenças.

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Bacalhau: tradição e saúde num só alimento

Catarina Sousa Guerreiro (Dietista, Ph.D. em Nutrição, Docente Ensino Superior)

O bacalhau faz parte desde há vários séculos do padrão alimentar dos portugueses. É inclusive muitas vezes considerado como o alimento principal da gastronomia tradicional portuguesa. A questão que se coloca é: a que se deve esta reputação? A resposta é simples: a um vasto número de fatores.

Comecemos pela versatilidade deste peixe. O número de receitas à base de bacalhau é infindável, e isso deve-se ao facto do bacalhau, ao contrário de muitos outros peixes, permitir a utilização da maioria das confeções culinárias o que possibilita um consumo diversificado e pouco monótono deste peixe. É possível consumir bacalhau assado, grelhado, frito, cozido, estufado, ou mesmo cru… tornando este peixe um ótimo alimento a incluir nas refeições diárias, não só de pratos de inverno, como também de pratos para o verão.

O cariz económico associado ao consumo deste peixe é também uma mais-valia. Em primeiro lugar a sua conservação: não há outro peixe (com exceção do peixe em conserva) com um tempo de conservação tão elevado como acontece com o bacalhau seco, e, claro, sem custos económicos associados a esse processo. Para além disso, o facto de o seu consumo poder ser feito não só em posta, mas também em lascas ou desfiado permite uma diminuição significativa na quantidade de bacalhau a utilizar numa refeição o que significa uma opção muito mais rentável economicamente.

Destaque ainda para as suas características nutricionais. Ao consumir uma posta de bacalhau cozido está realizar a melhor escolha, face a todos os outros peixes, para o alcance de um excelente aporte proteico (26gr de proteína/100gr peixe). De referir que a proteína que nele existe, a proteína animal, é considerada proteína completa, de alto valor biológico, já que possui todos os aminoácidos essenciais sendo utilizada de uma forma muito eficaz pelo nosso organismo. Se por um lado, através de uma posta de bacalhau conseguimos alcançar uma refeição rica do ponto de vista proteico, é também verdade que com o consumo dessa mesma porção de bacalhau estamos ingerir uma quantidade muito reduzida de gordura (0.1gr/100gr). Por este motivo, dada a quantidade mínima de gordura que apresenta, o bacalhau é considerado um peixe magro. De salientar ainda que este teor de gordura provém da gordura polinsaturada n3 (ómega 3), cujas propriedades antinflamatórias estão cientificamente comprovadas. Trata-se também de um peixe isento de gordura saturada, a gordura prejudicial para a saúde do indivíduo. Ainda no que respeita às características nutricionais deste peixe, destaca-se o seu teor em vitamina B12 e vitamina B6. Com o consumo de uma posta de bacalhau cozido, perto de 25% das necessidades diárias destes nutrientes são alcançadas. Estas duas vitaminas são fundamentais para a manutenção do baixo nível de homocísteina no sangue, um fator fundamental para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Ainda no âmbito dos micronutrientes há a destacar o teor selénio do bacalhau. Com o consumo de apenas uma posta de bacalhau perto de 70% das necessidades diárias deste nutriente são alcançadas. O selénio é um potente antioxidante, e por isso mais uma vez útil, na prevenção de doenças cardiovasculares. Por fim, é importante esclarecer que o consumo de bacalhau não significa obrigatoriamente um elevado consumo de sal. A opção pela compra de bacalhau industrialmente demolhado ou uma demolha cuidada do bacalhau seco permite alcançar níveis adequados de sódio na dieta.

Por todas estas características é fácil concluir que estamos perante uma alternativa alimentar com evidente interesse não só do ponto de vista gastronómico, económico mas também nutricional.

Composição Nutricional

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Fonte: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, 2010