O bacalhau é um peixe de origem verdadeiramente selvagem, pescado em alto mar, e um dos alimentos mais ricos em proteínas que podemos incluir na nossa dieta, com 21 gr. de proteína por cada 100 gr. de peixe. Estamos perante uma proteína muito valiosa, com um potencial gastronómico enorme, muito versátil e, acima de tudo, com uma enorme qualidade. No seu processo produtivo, a chama Cura Tradicional Portuguesa, não lhe é adicionada qualquer substância além do sal, que acaba por ser retirado na demolha.
Ao mesmo tempo, o bacalhau é um peixe pobre em gorduras, uma vez que tem apenas 0,5 gr. por cada 100 gr, e a pouca gordura que possui é mono e polinsaturada, logo rica em ómega 3 e ómega 6.

Bacalhau – o grande aliado de uma nutricionista
Ágata Roquette – Nutricionista
Sou nutricionista e autora de 2 livros de emagrecimento, para quem já tenha dado uma olhadela nos meus livros poderá reparar que uso muito o bacalhau nas receitas da dieta que proponho.
Tal facto deve-se as 2 coisas: em primeiro lugar porque pratos de bacalhau são os meus favoritos (bacalhau à Braz e o à Gomes são de longe os meus pratos de eleição) e depois porque a nível de saúde e de dietas de emagrecimento, o bacalhau é sem dúvida um alimento muito interessante (é um peixe magro e a pouca gordura que possui é mono e polinsaturada, logo rica em omega 3 e omega 6). Estas gorduras já conhecidas, são muito importantes a nível da prevenção das doenças cardiovasculares e de muitas outras complicações.
A dieta que proponho de emagrecimento (já que estamos a entrar no Verão) é uma dieta rica em proteínas (carne/peixe/ovo e marisco), desde que consumidas apenas com saladas e legumes. Sendo assim tenho o bacalhau como grande aliado, que juntamente com o azeite que também deixo usar em quantidades razoáveis, permite-me um leque enorme de propostas para os meus pacientes/leitores, cujo objectivo é sentirem que não estão a fazer dieta rigorosa. (pois é um dos cuidados que tento ter para com aqueles, para que não desistam da dieta).
Resumidamente deixo-vos alguns exemplos de pratos saudáveis em que o bacalhau é a figura principal, que poderão promover a perda de peso, outros perfeitos para quem queira manter o peso com uma alimentação equilibrada e pratos de bacalhau para dias especiais (dias de festas, casamentos).
- Para perder peso, mas mantendo o prazer de comer: fazer uma espécie de bacalhau à Braz mas em vez da batata junta-se espinafres, envolve-se tudo com o ovo e fica óptimo, outro prato óptimo para dieta é a típica posta de bacalhau (grande) à lagareiro mas também só com legumes, brócolos por exemplo e ainda poderá comer ovo cozido (ficam as batatas a murro de fora).
- Pratos equilibrados para manutenção do peso: arroz de bacalhau, salada de bacalhau com grão e cebola.
- Pratos maravilhosos mas mais calóricos para ocasiões especiais: bacalhau com natas, bacalhau espiritual.