Saúde

O bacalhau é um peixe de origem verdadeiramente selvagem e uma das proteínas mais saudáveis que podemos incluir na nossa dieta. Considerado um peixe magro, o bacalhau destaca-se pelas proteínas de alto valor biológico, pelos minerais (iodo, fósforo, sódio, potássio e ferro) e ainda vitaminas do complexo B.

 

A sua gordura concentra-se no fígado, de onde se extrai o óleo de fígado de bacalhau, fonte de vitamina A e D. O bacalhau é produzido sem adição de qualquer produto químico e, além de um alimento de fácil digestão, contribui para a protecção do sistema cardiovascular e prevenção de várias doenças.

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Bacalhau – o grande aliado de uma nutricionista

Ágata Roquette – Nutricionista

Sou nutricionista e autora de 2 livros de emagrecimento, para quem já tenha dado uma olhadela nos meus livros poderá reparar que uso muito o bacalhau nas receitas da dieta que proponho.

Tal facto deve-se as 2 coisas: em primeiro lugar porque pratos de bacalhau são os meus favoritos (bacalhau à Braz e o à Gomes são de longe os meus pratos de eleição) e depois porque a nível de saúde e de dietas de emagrecimento, o bacalhau é sem dúvida um alimento muito interessante (é um peixe magro e a pouca gordura que possui é mono e polinsaturada, logo rica em omega 3 e omega 6). Estas gorduras já conhecidas, são muito importantes a nível da prevenção das doenças cardiovasculares e de muitas outras complicações.

A dieta que proponho de emagrecimento (já que estamos a entrar no Verão) é uma dieta rica em proteínas (carne/peixe/ovo e marisco), desde que consumidas apenas com saladas e legumes. Sendo assim tenho o bacalhau como grande aliado, que juntamente com o azeite que também deixo usar em quantidades razoáveis, permite-me um leque enorme de propostas para os meus pacientes/leitores, cujo objectivo é sentirem que não estão a fazer dieta rigorosa. (pois é um dos cuidados que tento ter para com aqueles, para que não desistam da dieta).

Resumidamente deixo-vos alguns exemplos de pratos saudáveis em que o bacalhau é a figura principal, que poderão promover a perda de peso, outros perfeitos para quem queira manter o peso com uma alimentação equilibrada e pratos de bacalhau para dias especiais (dias de festas, casamentos).

  • Para perder peso, mas mantendo o prazer de comer: fazer uma espécie de bacalhau à Braz mas em vez da batata junta-se espinafres, envolve-se tudo com o ovo e fica óptimo, outro prato óptimo para dieta é a típica posta de bacalhau (grande) à lagareiro mas também só com legumes, brócolos por exemplo e ainda poderá comer ovo cozido (ficam as batatas a murro de fora).
  • Pratos equilibrados para manutenção do peso: arroz de bacalhau, salada de bacalhau com grão e cebola.
  • Pratos maravilhosos mas mais calóricos para ocasiões especiais: bacalhau com natas, bacalhau espiritual.
Enfim, resumindo o bacalhau pode vir a ser o grande trunfo e aliado de uma nutricionista para que as dietas de emagrecimento e de manutenção não se tornem sensaboronas.
Para terminar, quero aproveitar a oportunidade para contar uma breve história verídica em relação ao bacalhau Riberalves. Este último Natal foi pela primeira vez em minha casa. A nossa geração não tem o hábito de comprar o bacalhau inteiro, mandar cortar postas e demolhar em casa. O que eu e o marido optámos fazer foi comprar postas Riberalves, e foi a melhor escolha que podíamos ter feito. Cozemos brócolos e ovos e juntámos ainda o grão, mas sem dúvida que mais uma vez o bacalhau foi a figura principal. As postas eram tão boas que o meu marido dizia com muita graça que as postas pareciam livros e que cada lasca que comíamos correspondia a um capitulo do livro, comemos vários capítulos de bacalhau!!!
Ágata Roquette, licenciada em ciências da nutrição (nutricionista) e autora de 2 livros (o bestseller A dieta dos 31 dias e o mais recente 50 regras de ouro de Ágata Roquette)