Saúde

O bacalhau é um peixe de origem verdadeiramente selvagem e uma das proteínas mais saudáveis que podemos incluir na nossa dieta. Considerado um peixe magro, o bacalhau destaca-se pelas proteínas de alto valor biológico, pelos minerais (iodo, fósforo, sódio, potássio e ferro) e ainda vitaminas do complexo B.

 

A sua gordura concentra-se no fígado, de onde se extrai o óleo de fígado de bacalhau, fonte de vitamina A e D. O bacalhau é produzido sem adição de qualquer produto químico e, além de um alimento de fácil digestão, contribui para a protecção do sistema cardiovascular e prevenção de várias doenças.

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Benefícios gerais do consumo de peixe

Delphine Dias, Nutricionista

Portugal é um dos países com maior consumo de peixe, especialmente de sardinha, carapau, salmão, pescada, faneca e bacalhau. O peixe é considerado um alimento de  fácil digestão e rico nutricionalmente, por ser fonte de proteínas de elevado valor biológico, e rico em vitaminas do complexo B e minerais como o iodo, fósforo, sódio, potássio, ferro e cálcio. A sua gordura é considerada de melhor qualidade que a da carne, por ser rica em ácidos gordos insaturados e conter baixa proporção de ácidos gordos saturados.

Alguns peixes, denominados peixes gordos (sardinha, salmão, garoupa, peixe espada preto, atum), são extremamente ricos em gordura polinsaturada, especialmente os ácidos gordos ómega 3. Estes ácidos essenciais ao nosso organismo devem ser componentes fundamentais na nossa alimentação. Estudos comprovam o papel protector do ómega 3 sobre o sistema cardiovascular e cerebrovascular, o seu papel preventivo sobre doenças como cancro, aterosclerose e Alzheimer. A falta de ingestão de ómega 3, por um período prolongado de tempo, tem sido associada com atrasos no crescimento, problemas de visão e distúrbios neurológicos. Actualmente, a recomendação nutricional para a população europeia, adulta e saudável, é o consumo de 1 a 2 porções de peixe gordo por semana.

A Roda dos Alimentos, preconiza que o consumo total de carne, pescado ou ovos não deverá ser superior a 135g por dia. Devido ao seu contributo na promoção da saúde, é importante incentivar o consumo de pelo menos uma refeição diária de peixe.
Um peixe que deve ser destacado, por ser muito apreciado pelos portugueses, é o bacalhau. Além das características comuns aos outros peixes, a gordura deste peixe é armazenada no fígado, de onde é extraído o conhecido óleo de fígado de bacalhau, importante fonte de vitamina A e D. É considerado um peixe magro, no entanto, devemos retirar a sua pele, antes de o cozinhar, já que é aqui essencialmente, onde existe maior concentração de colesterol.

Pela sua vasta aplicação culinária, utilizamos o peixe de mais diversas formas, fresco, congelado, seco ou em conserva. O peixe fresco, deve conter escamas brilhantes, olhos convexos e com a pupila negra brilhante, guelras cor rosa escuro e coloração brilhante, carne firme ao toque e agarrada às espinhas e odor moderado a maresia.

Na hora de cozinhar, pode tornar este alimento ainda mais saudável se optar por métodos de confecção como grelhados, assados e estufados com pouca gordura, e cozidos. Há que ter atenção ao peixe seco, normalmente salgado, como o bacalhau, que deverá ser bem demolhado antes de ser confeccionado, para redução do seu teor em sódio. O peixe em conserva também merece especial atenção, como é o caso do atum e a sardinha, tão usados em saladas no Verão. Representa assim uma forma interessante de consumir peixe, sendo, todavia, importante preferir as conservas ao natural.

O peixe é juntamente com o marisco, inserido no grupo do pescado. O marisco, inclui os crustáceos (camarão, lagosta, caranguejo) e os moluscos (lula, polvo, amêijoa, berbigão), que, de forma geral, apresentam menor quantidade de proteínas e maior quantidade de colesterol que o peixe.

Uma alimentação baseada na variedade poderá ser um bom contributo para melhorar a sua saúde, por isso seja criativo e procure incluir o peixe no seu dia alimentar.