Saúde

O bacalhau é um peixe de origem verdadeiramente selvagem e uma das proteínas mais saudáveis que podemos incluir na nossa dieta. Considerado um peixe magro, o bacalhau destaca-se pelas proteínas de alto valor biológico, pelos minerais (iodo, fósforo, sódio, potássio e ferro) e ainda vitaminas do complexo B.

 

A sua gordura concentra-se no fígado, de onde se extrai o óleo de fígado de bacalhau, fonte de vitamina A e D. O bacalhau é produzido sem adição de qualquer produto químico e, além de um alimento de fácil digestão, contribui para a protecção do sistema cardiovascular e prevenção de várias doenças.

cataplana_tratada

O Bacalhau com todos da Noite de Natal

Entrámos em Dezembro, o mês de almoços, lanchinhos, jantares com família e amigos… e que bom que é estar à mesa!

Neste mês são poucos os que conseguem perder peso, muitos aumentam e alguns têm a sorte de manter o peso.

Em relação à noite de Natal, em que a mesa está repleta de coisas boas mas muito calóricas (queijos, frutos secos, doces – muitos deles fritos -, álcool, etc.) há algo que consegue equilibrar e sobressair de todos os outros excessos. É o prato principal – o bacalhau com todos.

Este prato consegue ter tudo o que é saudável na nossa alimentação: peixe (bacalhau), verduras (couves) e leguminosas (grão). Normalmente juntam-se ainda as batatas cozidas. Quem quiser controlar o peso do Natal pode abdicar das batatas, sabendo que não vai conseguir resistir a alguma das sobremesas,

Se por graça compararmos calorias, vamos ter a mesmas calorias num bom prato de bacalhau cozido com grão e uma boa quantidade de couves, do que as que temos mais ou menos numa fatia dourada (grande)…

O meu conselho é que comam uma boa posta de bacalhau, uma porção de grão e uma quantidade generosa de couves. Assim ficarão já bastante saciados de maneira a resistir a alguns pecados.

Não acredito em Natal sem alguns abusos (as rabanadas, o bolo-rei, as filhoses), mas se ficarem bem saciados com o prato principal acabam por conseguir apenas experimentar os doces mas sem abusarem deles.

Um bom mês de Dezembro para todos!