Quem somos

Um pouco da nossa história

A história começou nos anos 60 do século passado, com a venda de bacalhau, porta a porta, pelas ruas da baixa de Lisboa. João Alves saía com o pai desde a pequena mercearia em São Pedro da Cadeira, Torres Vedras, para ajudar à distribuição dos fardos do “fiel amigo”.

 

O negócio do bacalhau marcou-o desde sempre e um dia mais tarde, em 1985, já depois de se estabelecer por conta própria e já inspirado no nome dos dois filhos, Ricardo e Bernardo Alves, João Alves constituiria a empresa que viria a tornar-se referência no sector do bacalhau. A Riberalves.

Ao início, a Riberalves era uma empresa do sector da distribuição, um Cash & Carry com uma aposta significativa no sector alimentar e com o bacalhau a assumir um papel importante na sua actividade, ao ponto de já implicar o aluguer de secas de bacalhau.

Seria a partir de 1990, depois da venda desse Cash & Carry, que João Alves decidiria apostar exclusivamente na indústria e transformação de bacalhau, lançando o primeiro grande investimento da Riberalves: a construção da unidade industrial do Carvalhal, em Torres Vedras, hoje a sede da empresa, a partir da qual é coordenada toda a actividade.

 

Bacalhau Riberalves, Paixão Nacional.

quemsomos
foto-3
foto-1
foto-2

Apesar do crescimento, hoje a Riberalves continua uma empresa famíliar e 100% portuguesa. Ricardo e Bernardo Alves, os nomes que inspiraram a designação da empresa, integram com os pais, João Alves e Manuela Alves, a estrutura administrativa de um grupo que tem vindo a desenvolver-se ano após ano, somando hoje cerca de 500 colaboradores. Mais do que uma empresa, a Riberalves tornou-se uma grande família que tem vindo a partilhar com os portugueses, os maiores consumidores mundiais de bacalhau, uma extraordinária paixão pelo “Fiel Amigo”. Uma Paixão Nacional.

Empresa líder num mercado português muito maduro e exigente, a Riberalves prima pela qualidade e inovação, desenvolvendo novos produtos que lhe têm vindo a permitir entrar progressivamente em novos mercados. A presença da empresa não se esgota nas fronteiras nacionais – a Riberalves está em mais de 20 países, exportando 40% da sua produção para o chamado “Mercado da Saudade”, junto das comunidades portuguesas ou da cultura portuguesa.

A Riberalves produz 30 mil toneladas de bacalhau por ano, o equivalente a cerca de 8% a 10% de todo o bacalhau pescado no mundo. A capacidade produtiva da empresa conheceu um forte impulso a partir do ano 2000, após o investimento na unidade industrial da Moita, transformada naquela que é hoje a maior unidade mundial a operar exclusivamente no sector do bacalhau. Nesta unidade a Riberalves tem implementada tecnologia própria, desenvolvida para assegurar a produção do Bacalhau Demolhado Ultracongelado – Pronto a Cozinhar, uma categoria de produto que pela sua qualidade e carácter prático, tem vindo a permitir reinventar o consumo do “fiel amigo” e apontar a novos mercados.

É precisamente na unidade industrial da Moita que a Riberalves concentra o processo produtivo do Bacalhau Demolhado Ultracongelado – Pronto a Cozinhar. Produto desenvolvido a partir do ano 2000, graças à sua qualidade e carácter prático o Bacalhau Pronto a Cozinhar tem vindo a impor-se como preferência junto de consumidores e famílias mais jovens, bem como da restauração e novos mercados internacionais, porque não implica os constrangimentos da demolha e congelação caseira, garantido ao mesmo tempo o melhor Bacalhau de Cura Tradicional Portuguesa.