Receitas

Loja Online

Bola de Bacalhau, por Ana Bravo

10

A procura de uma receita deliciosa de Bacalhau para toda família? Espreita a receita completa de Bola de Bacalhau da nutricionista Ana Bravo.

Ingredientes

400 g lombo bacalhau Riberalves (limpo de pele e espinhas)
25 g fermento de padeiro
50 ml água de cozer o bacalhau
2 ovos
25 g creme vegetal
50 g curgete em puré
1,5 c. sopa azeite
250 g farinha espelta integral
50 g farinha de arroz
2 cebolas
2 c. sopa azeite
2 dentes de alho
q.b. piri-piri

Modo de Preparação

Para preparar uma deliciosa Bola de Bacalhau, comece a cozer o bacalhau e guarde 50 ml da água da sua cozedura.

Dissolva o fermento na água de cozer o bacalhau, ainda morna.

Misture as farinhas, faça um buraco no meio e coloque o fermento dissolvido com 1,5 colher de sopa de azeite, o creme vegetal (à temperatura ambiente) e o puré de curgete (lave-a, descasque-a e passea com a varinha mágica), misturei tudo e acrescente os ovos.

Amasse bem, com as mãos (a massa fica moldável e elástica), forme uma bola e polvilhe com farinha espelta integral e deixei levedar 30 minutos dentro do forno desligado.

Entretanto, coloque 2 colheres de sopa de azeite num tacho, junte os dentes de alho picados, a cebola partida em rodelas e o piri-piri.

Permita que a mistura cozinhe em lume brando por alguns minutos e, quando a cebola começar a amolecer adicione o bacalhau desfiado.

Deixe cozinhar bem a cebola e desligue.

Divida a massa em 3 partes semelhantes e estendas com um rolo, corte 3 retângulos e monte a bola: num tabuleiro forrado com papel vegetal coloque um retângulo de massa e cobra com o recheio de bacalhau.

Tape com o segundo retângulo, coloque mais recheio e cobra com o terceiro retângulo de massa. Sele a massa a toda a volta e faça 3 furos com a ponta de uma faca.

Levei ao forno, que já estava quente, cerca de 40 minutos a 180 graus.

PRONTO A SABER BEM!

Produtos utilizados

Outras receitas