Receitas

Ver Carrinho

Sushi de Bacalhau

4

Ingredientes

2 lombos de bacalhau Gourmet
3 xícaras de arroz para sushi
½ xícara de vinagre de arroz
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 embalagem de nori (algas para sushi)
Mistura de sementes de gergelim a gosto
2 mangas
½ abacate
¼ de pepino
Conserva de gengibre a gosto
Wasabi a gosto
Cebolinha a gosto
Molho shoyu a gosto

Modo de Preparação

Descongele os lombos de bacalhau, retire a pele e as espinhas, seque com papel toalha e corte: um lombo em tiras finas para os rolls, meio lombo em cubinhos pequenos para os temakis e meio lombo em fatias finas de 23 mm de espessura e aproximadamente 2 cm de largura para os nigiris.

Cozinhe o arroz conforme as instruções da embalagem. Aqueça o vinagre sem ferver, acrescente o açúcar e o sal e misture bem. Junte essa mistura lentamente ao arroz cozido espalhado numa travessa, mexendo devagar. Deixe esfriar em temperatura ambiente com um pano por cima.

Hossomakis: Numa esteira para sushi, com as mãos molhadas, coloque a folha de nori com o lado áspero para cima e espalhe uma camada fina e uniforme de arroz. Polvilhe com gergelim. No centro, no sentido longitudinal, distribua tiras de bacalhau e de manga. Enrole com firmeza. Molhe a faca e corte o rolo ao meio, junte os dois pedaços, corte novamente ao meio e repita até obter 8 pedaços iguais.

Uramakis: Na esteira, coloque o nori com o lado áspero para cima, espalhe uma camada fina de arroz e polvilhe com gergelim. Vire ao contrário, deixando o arroz em contato com a esteira. No centro da alga, coloque tiras de bacalhau, abacate e pepino. Enrole com firmeza e corte em 8 pedaços iguais.

Temakis: Corte a folha de nori ao meio. Com as mãos molhadas, coloque o equivalente a 23 colheres de sopa de arroz em metade da folha. Polvilhe com gergelim. Adicione cubinhos de bacalhau e uma tira de manga, e feche com cuidado formando um cone. Polvilhe novamente com gergelim.

Nigiris: Com as mãos molhadas, modele pequenas bolinhas ovais de arroz. Passe um pouco de wasabi ou shoyu em uma fatia de bacalhau e pressione sobre o arroz, unindo e achatando levemente. Decore com cebolinha.

Sirva o sushi acompanhado de shoyu, wasabi e conserva de gengibre.

Produtos utilizados