Saúde

Loja Online

Ana Bravo

“O bacalhau é o pescado mais tradicional nas receitas portuguesas e tanto as enriquece.

Em termos nutricionais tem 80% de água e cerca de 18g de proteína (de elevado valor biológico) por 100g. É um peixe magro (0,7g por 100g) e a pouca gordura que tem é maioritariamente gordura insaturada. Não possui hidratos de carbono nem fibras. Na sua constituição tem ainda minerais, nomeadamente selénio, fósforo e potássio e nas vitaminas destaca-se o seu conteúdo em B12, B6 e vitamina D. Fornece poucas calorias (82 por 100g).

É um alimento saciante (mais de 20% do seu valor energético é fornecido por proteína).

Se estávamos habituados a adquiri-lo seco e salgado, é bom estarmos disponíveis para usar opções prontas a confeccionar. Facilitam e têm bem menos sódio: demolhado e ultracongelado em filetes, lombos, postas…

“Estive na fábrica da Riberalves e o processo de salga e cura é o mais parecido possível com o dos antigos pescadores. Uma parte é salgada em alto mar, horas após ser pescado. E o facto de ser demolhado e congelado é uma garantia de maior qualidade porque em meio industrial tudo é muito controlado. Quantas vezes compramos peixe e congelamos sem cumprir as condições ideais?

E eis que chega à nossa cozinha: os pratos em que o podemos incluir são inúmeros! A sua versatilidade é, sem dúvida, imensa e torna-o protagonista à mesa nas comemorações mais importantes ao longo do ano.”