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Saúde e tradição à mesa

O bacalhau é um peixe de origem verdadeiramente selvagem, pescado em alto mar, e um dos alimentos mais ricos em proteínas que podemos incluir na nossa dieta, com 19 gr. de proteína por cada 100 gr. de peixe.

Estamos perante uma proteína muito valiosa, com um potencial gastronómico enorme, muito versátil e, acima de tudo, com uma enorme qualidade.

No seu processo produtivo, a chamada Cura Portuguesa, não lhe é adicionada qualquer substância além do sal, que acaba por ser retirado na demolha.

O bacalhau faz parte desde há vários séculos do padrão alimentar dos portugueses. É inclusive muitas vezes considerado como o alimento principal da gastronomia tradicional portuguesa. A questão que se coloca é: a que se deve esta reputação? A resposta é simples: a um vasto número de fatores.

Comecemos pela versatilidade deste peixe. O número de receitas à base de bacalhau é infindável, e isso deve-se ao facto do bacalhau, ao contrário de muitos outros peixes, permitir a utilização da maioria das confeções culinárias o que possibilita um consumo diversificado e pouco monótono deste peixe. É possível consumir bacalhau assado, grelhado, frito, cozido, estufado, ou mesmo cru… tornando este peixe um ótimo alimento a incluir nas refeições diárias, não só de pratos de inverno, como também de pratos para o verão.

O cariz económico associado ao consumo deste peixe é também uma mais-valia. Em primeiro lugar a sua conservação: não há outro peixe (com exceção do peixe em conserva) com um tempo de conservação tão elevado como acontece com o bacalhau seco, e, claro, sem custos económicos associados a esse processo. Para além disso, o facto de o seu consumo poder ser feito não só em posta, mas também em lascas ou desfiado permite uma diminuição significativa na quantidade de bacalhau a utilizar numa refeição o que significa uma opção muito mais rentável economicamente.

Catarina Sousa Guerreiro (Dietista, Ph.D. em Nutrição, Docente no Ensino Superior)

Benefícios do Bacalhau

Benefícios para a saúde

O bacalhau é um dos peixes mais ricos a incluir na nossa dieta.

PEIXE RICO EM PROTEÍNAS

Com 19g de proteína animal por cada 100g, o bacalhau é um peixe rico em proteína a incluir na nossa alimentação.

BAIXO TEOR DE GORDURA

Num tempo em que as preocupações com a nutrição são crescentes, o bacalhau é um peixe indicado para planos alimentares equilibrados, ou até mesmo, para dietas exigentes.

PONTO DE SAL IDEAL

Para conjugar sabor e saúde, o ponto de sal do bacalhau tem que ser perfeito. Se em casa é difícil acertar, na Riberalves o bacalhau é demolhado em água a temperatura controlada, em tempo específico consoante a espessura das postas.

Bacalhau – Um aliado das nutricionistas

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