Receitas

Ver Carrinho

Bacalhau na grelha com molho holandês

6

Bacalhau na Grelha com molho holandês: Este é um prato de uma extraordinária simplicidade e o único segredo é casar o fiel amigo. Riberalves!

Ingredientes

6 postas de bacalhau demolhado ultracongelado Riberalves
Óleo para untar a grelha
Sal e pimenta
4 gemas de ovos
300 g de manteiga
1 colher de sopa de água fria
Sementinhas de pimenta verde, q.b.
Umas gotas de limão, q.b.

Modo de Preparação

Bacalhau na Grelha com molho holandês: Este é um prato de uma extraordinária simplicidade, cujo único segredo é casar o fiel amigo, depois de grelhado, com um molho histórico que lhe dá uma alma imensa. Tem a ver com Verão, ar livre e… férias!

Comece por preparar o molho, já que o ato de grelhar as postas de bacalhau é coisa rápida. Sendo aparentemente simples, exige alguma paciência e arte para que fique no ponto.

Corte a manteiga em pequenos cubos e guarde-os no frigorífico. Numa saladeira, deite as gemas dos ovos, que deve mexer suavemente com uma colher de sopa de água, às quais vai juntar sal e pimenta. Coloque a saladeira numa caçarola de água quente e deixe cozer em banho-maria.

Assim que as gemas estiverem espessas, vá juntando a manteiga, cubo a cubo, mexendo sempre. Assim que um acaba de derreter, entra o próximo, até que o último se des­faça. Nessa altura, retire a caçarola do lume e continue a mexer o preparado durante mais alguns minutos. Junte umas gotas de limão e anime o preparado com umas sementinhas frescas de pimenta verde…

Enquanto o molho espera num local fresco, passe o óleo pela grelha, tempere as postas com sal e ponha-as a grelhar, deixando que corem dos dois lados.

Depois é servi-las e deixar que o molho se abrace a elas e lhes dê a alma e a volúpia. Sirva com salada, ou com alguns legumes grelhados (aproveitando o lume). Beringelas, courgettes, tomate, batatas… E está pronto o bacalhau na grelha com molho holandês!

PRONTO A SABER BEM!

Produtos utilizados

Outras receitas