Receitas

Ver Carrinho

Sushi de Bacalhau

Que tal um Sushi de Bacalhau? Uma receita asiática com um toque de Portugal com o melhor bacalhau de cura portuguesa. Bacalhau Riberalves, Pronto a Cozinhar!

Ingredientes

1 chávena de chá de quinoa
2,5-3 chávenas de chá de água
1/8 chávena de vinagre de arroz japonês Sushi Su (sem açúcar)
1 lombo de bacalhau pronto a cozinhar riberalves
1/2 manga
1/2 pepino
1/2 abacate pequeno
2-3 folhas de alga nori

Modo de Preparação

Que tal um Sushi de Bacalhau? Uma receita asiática com um toque de Portugal com o melhor bacalhau de cura portuguesa. Bacalhau Riberalves, Pronto a Cozinhar!

Deve preparar com antecedência a quinoa, por forma a que possa arrefecer antes de montar as peças.

Previamente lavar a quinoa em água e de seguida colocar a cozinhar com cerca do triplo de água durante cerca de 25min (depois de começar a ferver).

Distribuir a quinoa numa travessa e regar com o vinagre de arroz Sushi Su e mexer para homogeneizar o tempero. Deixar arrefecer.

De seguida deve retirar a pele e espinhas do lombo de bacalhau e cortá-lo em tiras da espessura aproximada de um dedo indicador.

Cortar o pepino longitudinalmente, retirar a casca e as sementes do seu interior. Cortar em tiras da espessura aproximadamente de um dedo mindinho.

Fazer o mesmo com a manga e/ou o abacate. Reservar todos os ingredientes necessários. Cortar as folhas de alga nori em duas metades.

Depois de tudo preparado colocar a folha nori sobre uma esteira de bambu. Sobre a folha colocar cerca de 3-4 c. sopa de quinoa fazendo uma cama de quinoa. Humedeça as mãos e espalhe a quinoa, fazendo alguma compressão, utilizando 2/3 da alga.

Distribua os ingredientes sobre a quinoa começando pelo peixe e de seguida basta enrolar seguindo os seguintes passo:

pressionar o recheio com a ponta da esteira
enrolar apertando bem da periferia para o centro fazendo uma forma semelhante ao de um paralelipípedo.

Enrolado o sushi de bacalhau retire a esteira. Utilizando uma faca bem afiada e humedecida (humedecer sempre a faca antes de cada novo corte para não agarrar ao rolo e destruir a peça) corte o rolo em metade. Depois cada metade em outras duas metades e novamente cada uma delas em metades dando 8 peças.

Está pronto a servir e consumir utilizando molho de soja (com baixo teor em sódio) wasabi e picles de gengibre.

PRONTO A SABER BEM!

Produtos utilizados

Outras receitas